O método DESC e a arte de fazer críticas construtivas

O método DESC e a arte de fazer críticas construtivas

O começo do ano é um período ótimo para nos focarmos na nossa comunicação e melhorarmos.

Perante situações em que queremos fazer uma crítica, por vezes perdemos a calma e reagimos de modo inapropriado, com comportamentos agressivos, passivos ou manipuladores. Qualquer um destes comportamentos é ineficaz, na medida em que provoca tensões no relacionamento interpessoal e não reduz os efeitos negativos consequentes.

De acordo com os princípios da afirmação pessoal, a agressividade, a passividade e a manipulação são comportamentos que podem ser alterados, contornados e ultrapassados, através do desenvolvimento de uma atitude assertiva na forma como comunicamos com os nossos interlocutores.

A assertividade assenta no estabelecimento de relações baseadas na confiança, no respeito por si próprio e pelos pontos de vista dos outros e na criação de soluções que satisfaçam os interesses de ambas as partes.

No livro Asserting yourself, os autores Sharon Bower & Gordon Bower deixam-nos várias sugestões de como fazer críticas mais construtivas.

Ora vejamos:

Receber assertivamente as críticas

Para formular críticas de um modo assertivo, deve em primeiro lugar ser capaz de receber assertivamente as críticas que lhe fazem e para isso é essencial:

  • Aceitar que as outras pessoas pensam de forma diferente;
  • Reconhecer os seus pontos fracos e as suas limitações. Isto vai ajudá-lo a aceitar alguns dos seus comportamentos que podem incomodar as outras pessoas;
  • Escutar e deixar a outra pessoa falar evitando interromper;
  • Evitar colocar-se “na defensiva”, justificar-se ou contra-atacar. Cada crítica é uma fonte de informação;
  • Recusar ser categorizado (“isso é a tua opinião”);
  • Pedir pormenores específicos e rejeitar críticas vagas. Isto permite-lhe discernir se a outra pessoa está a referir factos ou opiniões;
  • Distinguir pontos de acordo e de desacordo, principalmente em relação aos factos e à interpretação desses factos;
  • Demonstrar que compreendeu a crítica;
  • E… respirar!

Formular críticas de forma construtiva

A forma como é feita a crítica é importante uma vez que afeta o modo como é recebida pela outra pessoa. A crítica terá muito mais impacto se for uma mais-valia para si, para o outro, para a vossa relação e para o contexto.

Para que a sua crítica seja construtiva, antes de a fazer prepare-se:

  • Faça apenas uma crítica de cada vez, mantendo-se focalizado na situação que causou a reação;
  • Encontre o momento certo e faça a crítica em privado para que o outro não perca a face;
  • Identifique um ponto forte ou uma qualidade da outra pessoa: o objetivo de uma crítica construtiva é manter uma relação de confiança. Comece por recordar aquilo que aprecia no outro e concentre-se apenas nos factos que o incomodam.
  • Escreva a crítica: descreva a situação numa folha de papel da forma mais sintética possível, sistematize os factos que podem ser observados e procure a emoção que sentiu quando a situação ocorreu, sem a tentar minimizar.

Utilize o método DESC

D – Descreva os factos

Para encorajar a mudança critique utilizando factos que podem ser observados e medidos, evitando cair na armadilha das opiniões.

E – Expresse as suas emoções

Para mostrar o seu envolvimento, partilhe os seus sentimentos acerca da situação. Utilize mais vezes “Eu…”, do que “Tu…” que pode ser acusatório e aumentar o antagonismo com o outro.

S – Sugira soluções alternativas

Para se focalizar na solução e não no problema, sugira vários caminhos alternativos. Isto servirá de base para encontrar uma solução de futuro que seja mutuamente satisfatória.

C – Conclua com Consequências positivas

Sublinhe as consequências positivas da mudança para ambos. Isto permite-lhe concluir de modo positivo.

Um exemplo de aplicação do método:

– “Bom dia, João. Tínhamos uma reunião marcada para as 9:00 e chegaste às 9:50” (FACTO).

– “Esta situação causa-me constrangimentos, porque reorganizei a minha agenda para reunir contigo” (EMOÇÃO).

– “Sugiro que nos encontremos esta tarde às 16:00 e peço-te que me avises com antecedência da próxima vez que previres chegar atrasado” (SUGESTÃO).

– “Desta forma, vamos conseguir manter o nosso compromisso para amanhã com a Direção e eu ainda consigo cumprir com aquilo que tinha planeado fazer esta manhã” (CONSEQUÊNCIA POSITIVA).

O método “DESC” é um bom instrumento de preparação e serve de base à criação de uma estrutura para a crítica. Permite-lhe ser claro sem atacar a outra pessoa e focalizar-se em soluções de futuro que sejam mutuamente satisfatórias.

Uma crítica assente no respeito e na diplomacia tem mais hipóteses de ser aceite e gerar confiança, permite-lhe estabelecer relacionamentos baseados na clareza e na transparência e adotar um comportamento ganhar-ganhar.

Fazer críticas construtivas requer treino, por isso permita-se tentar e … cometer alguns erros.