Procurar o apoio de um Psicólogo
Se está a pensar em procurar o apoio de um Psicólogo, tenha em atenção:
– Antes de escolher um Psicólogo, procure referências credíveis sobre a sua competência. Por exemplo, peça uma indicação a um Profissional de Saúde.
– Peça o número da cédula profissional e verifique a identidade profissional do Psicólogo no Diretório de Psicólogos, aqui: www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros
Em Portugal, a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses é uma condição legal necessária para o exercício da Psicologia.
– Os Psicólogos possuem diferentes Especialidades, procure informar-se se a Especialidade do Psicólogo que escolheu é a mais adequada à sua situação.
– Suspeite de “Terapias” sobre as quais não existe muita informação (o que são, como funcionam e que eficácia têm). Os Psicólogos recorrem exclusivamente a intervenções reconhecidas pelas ciências psicológicas e, portanto, só aplicam procedimentos e técnicas baseadas na investigação e evidências científicas sólidas, que garantem a sua segurança e eficácia. A prática da Psicologia e a prestação de serviços psicológicos que não cumpram estes princípios ou que sejam prestados por profissionais não qualificados podem colocar uma ameaça à saúde pública, assim como ao bem-estar dos cidadãos.
– Sempre que a intervenção psicológica ocorrer através da utilização de meios de comunicação à distância, o Psicólogo deve avaliar, juntamente com o cliente (e através de contacto telefónico) as vantagens e desvantagens das diferentes alternativas de comunicação à distância, prestando informação sobre as vantagens e limites de uma intervenção desta natureza e eventuais riscos e limitações associados à manutenção da privacidade e confidencialidade.
– Sempre que a intervenção psicológica ocorrer à distância, o Psicólogo deve ainda solicitar o preenchimento de um Consentimento Informado, que inclua informação detalhada sobre o registo e manipulação da informação obtida, explicitação de aspetos relacionados com a tecnologia, clarificação da importância de o cliente estar num espaço privado assegurando não ser interrompido, bem como as condições de faturação dos serviços prestados e meios de pagamento, quando aplicável.
– Em qualquer circunstância, os Psicólogos são obrigados a cumprir o Código Deontológico dos Psicólogos e garantir a prestação de serviços de qualidade.